Geografia

A Geografia é a ciência e a disciplina caracterizada pelo pensamento espacial, em que se estudam os fenómenos físicos e humanos que ocorrem na superfície terrestre e as suas inter-relações, permitindo ao Homem compreender melhor o planeta em que vive. Assim sendo, torna-se necessário conhecer causas e consequências desses mesmos fenómenos e problematizar, questionar e propor soluções. Como tal, ao estudar a Terra e as relações entre esta e a sociedade, a Geografia terá como finalidade, a compreensão dos fenómenos físicos, biológicos e humanos que definem e organizam os territórios onde vivemos. Os diversos objetivos e metas dos programas de Geografia dos ensinos básico, secundário, regular e profissional, prestam-se a uma abordagem que, não só visa a transmissão de saberes e o desenvolvimento de competências científicas, mas também a promoção de atitudes e valores de proteção do ambiente e do património natural e construído.

Na elaboração dos blocos de Geografia de 3.º ciclo teve-se como referência as Aprendizagens Essenciais e a respetiva articulação com o Perfil dos alunos, no sentido de desenvolver o conhecimento geográfico, capacidades e ainda atitudes.

Em cada bloco temático deu-se enfoque à apresentação dos conteúdos, mas também à utilização e aplicação de ferramentas de representação dos fenómenos e ainda à sua problematização e apresentação de soluções, tendo sempre presente a importância do indivíduo enquanto agente primordial para proteger e cuidar do respetivo território.

As temáticas foram apresentadas a um nível multi escalar, sempre acompanhadas por fontes variadas (mapas, gráficos, vídeos, etc.) e recorrendo, sempre que possível, às Tecnologias de Informação Geográfica (TIG). Em cada bloco sugeriram-se atividades que visavam quer a aplicação dos conteúdos e/ou de técnicas, quer uma postura de cidadania ativa dos alunos. Neste planeta em constante mudança social, económica e ambiental, há que caminhar em prol do desenvolvimento sustentável, e a Geografia contribui para tal.

Na elaboração dos blocos de Geografia A e de Área de Integração – Geografia, foram utilizadas diferentes estratégias e práticas de forma a desenvolver nos alunos competências, valores e atitudes, tendo também como referência as Aprendizagens Essenciais definidas no perfil do aluno do ensino secundário. Procurou-se, igualmente, promover práticas de cidadania, através da exploração de sites e do visionamento de vídeos e outras fontes documentais, de modo a contribuir para formar cidadãos informados, conscientes e intervenientes.

Na disciplina de Geografia A de 10.º e 11.º anos, houve a preocupação em abordar todos os conteúdos programáticos, criando um conjunto de blocos pedagógicos temáticos no sentido de ajudar os alunos na preparação para os exames nacionais.

Na disciplina de Área de Integração, a transversalidade entre diferentes áreas disciplinares permitiu uma abordagem mais abrangente dos temas, criando um conjunto de blocos diversificados que podem ser usados pelos alunos, tanto do ensino profissional, como do regular.

Em todos os blocos existem atividades ou desafios práticos para os alunos realizarem autonomamente, consolidarem as suas aprendizagens e descobrirem aspetos para além das Aprendizagens Essenciais.

5.º e 6.º anos – História e Geografia de Portugal

Planificação Anual

7.º e 8.º anos – Geografia

Planificação Anual

10.º ano – Geografia A – Geografia

Planificação Anual

10.º ano / 1.º ano de formação – Geografia A – Área de Integração

Planificação Anual

11.º ano – Geografia A – Geografia

Planificação Anual

11.º ano / 2.º ano de formação – Geografia A – Área de Integração

Planificação Anual