DAC

 

A sociedade atual enfrenta, diariamente, novos desafios decorrentes da crescente globalização e desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, torna-se necessário “desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência). O desenvolvimento destas competências implica que a educação se torne cada vez mais inclusiva e promotora de aprendizagens significativas para todos os alunos, atendendo a contextos específicos e às suas diferentes necessidades. Pressupõe, também, “tempo para a sua consolidação e uma gestão integrada do conhecimento, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência).

Desta forma, para o projeto #EstudoEmCasa foram construídos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) nos blocos pedagógicos temáticos, com o objetivo principal de conduzir os alunos a uma utilização interdisciplinar dos saberes. Nestes blocos, pretendeu-se desenvolver o trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, mobilizando saberes de diferentes disciplinas/áreas disciplinares. Um trabalho importante e que decorreu em todos os ciclos de ensino, sendo possível apenas desta forma valorizar a “transdisciplinaridade das aprendizagens, mobilizar literacias diversas (…), promovendo o conhecimento científico, a curiosidade intelectual, o espírito crítico e interventivo, a criatividade e o trabalho colaborativo” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência).

Ano ou Ciclo Disciplina Número do Bloco Pedagógico Temático Título do Bloco Pedagógico Temático
1.º ciclo Ciências Naturais 62 Um pedipaper pelo Jardim Zoológico de Lisboa
1.º ciclo Educação Artística 19 O corpo escuta. O corpo dança!
1.º ciclo Educação Artística 20 Arte sem palavras
1.º ciclo Educação Artística 29 Eu e a Luz: O Potencial da luz no trabalho artístico
1.º ciclo Educação Artística 45 “Jangada das Artes”: Dança e Música
1.º ciclo Educação Artística 46 "A música convida a dança - criação artística conjunta”
1.º ciclo Educação Artística 63 E se eu fosse: transformação no contexto do real e do imaginário
1.º ciclo Educação Física 37 Exercício físico vs calorias
1.º ciclo Educação Física 51 Os jogos dos animais escritores
1.º ciclo Estudo do Meio e Cidadania 54 Corpo humano: os músculos
1.º ciclo Estudo do Meio e Cidadania 62 Profissões: o carteiro
1.º ciclo Estudo do Meio e Cidadania 65 “Estação dos quatro poemas – inverno.”
1.º ciclo Matemática 38 Unidade de medidas: massa, tempo e temperatura. Resolução de problemas
1.º ciclo Matemática 49 Resolução de problemas por alunos da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
1.º ciclo Matemática 49 Resolução de problemas com alunos da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
1.º ciclo Português 9 Saber Escolher: compreender a informação dos rótulos.​ Receita
1.º ciclo Português 36 Pelos caminhos de Portugal: a receita. Protocolo experimental
1.º ciclo Português 50 Os animais escritores, de Alice Cardoso
1.º ciclo Português 61 Pedipaper pelo Jardim Zoológico de Lisboa
2.º ciclo Ciências Naturais 26 Importância da atividade física e da alimentação para a saúde