Componentes Curriculares

No âmbito do projeto #EstudoEmCasa 2020/2021 (#EEC 20/21) - uma parceria entre o Ministério da Educação e a RTP com o objetivo continuar a acompanhar as atividades escolares dos alunos, bem como promover uma escola próxima de todos numa situação de confinamento - foram criados, gravados e emitidos cerca de 4.500 blocos temáticos pedagógicos (aulas) completados com atividades/desafios paralelos. Estes recursos foram emitidos pela própria RTP e disponibilizados nos sites da RTP Play e da DGE.

Considerando este um trabalho de exceção realizado por um grupo dedicado de docentes, no final do ano letivo 20/21 foram devidamente organizadas as planificações dos blocos mencionados, constando delas as aprendizagens essenciais, os descritores do Perfil do Aluno e domínios da educação para a cidadania trabalhados em cada aula, numa lógica de sequências pedagógicas. Sabendo da importância desta informação, são aqui disponibilizadas as planificações das disciplinas trabalhadas no #EEC 20/21, assim como facilitado o acesso às gravações das mesmas.

 

Componente Curricular Descrição
Alemão O trabalho de lecionação da disciplina de Alemão, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2020/2021, foi organizado em três níveis de ensino: por um lado, o 3.º ciclo (agrupando 7.º, 8.º e 9.º anos); por outro, o 10.º ano e o 11.º ano, que se destinavam também aos formandos do 1.º e do 2.º ano dos… (Ver mais)
Área de Integração A disciplina de Área de Integração agrupa a componente de formação sociocultural da matriz curricular dos Cursos Profissionais de nível 4 de qualificação, sendo comum aos cursos pertencentes ao Quadro Nacional de Qualificação (QNQ). Sendo o #EstudoEmCasa um projeto educativo que se pretende… (Ver mais)
Cidadania e Desenvolvimento Uma das missões da Escola – talvez a principal missão – consiste em formar indivíduos que integrem a sociedade de um modo harmonioso e com uma atitude construtiva. Essa mesma ideia está claramente inscrita no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, quando se identifica singelamente o… (Ver mais)
Ciências Naturais e Cidadania/Biologia-Geologia Hoje é amplamente reconhecido que o desenvolvimento social, económico e cultural de um país está ligado à literacia dos seus cidadãos e, em particular, à sua literacia científica (OECD/PISA, 2015). Assim, pretende-se que os alunos realizem aprendizagens significativas sobre os temas de ciências,… (Ver mais)
Desenho A O Desenho é uma forma universal de conhecer e comunicar e contempla múltiplas vertentes do conhecimento, a partir das quais se exercitam as capacidades de observação, de análise, de síntese e de representação. As aprendizagens nesta área devem mobilizar conteúdos que criem condições de equilíbrio… (Ver mais)
Economia A Economia A/Economia: O estudo da Economia permite a aquisição de instrumentos fundamentais para entender a dimensão económica da realidade social, permitindo um melhor conhecimento e compreensão das sociedades contemporâneas, podendo assim contribuir para a formação do cidadão, educando para a… (Ver mais)
Educação Artística Os blocos pedagógicos temáticos da disciplina de Educação Artística contemplaram a abordagem às quatro áreas que a integram, nomeadamente, Artes Visuais/Plásticas, Dança, Teatro e Música, tendo-se privilegiado o desenvolvimento da criatividade, o sentido estético e o contacto com diferentes… (Ver mais)
Educação Física A disciplina de Educação Física contribui sobremaneira para o desenvolvimento global e harmonioso dos nossos alunos e objetiva a promoção de um estilo de vida ativo e saudável. Os blocos pedagógicos temáticos foram planeados de acordo com os documentos Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade… (Ver mais)
Educação Tecnológica Os blocos pedagógicos temáticos de Educação Tecnológica tiveram como premissa os três domínios organizadores que integram as Aprendizagens Essenciais desta disciplina: processos tecnológicos; recursos e utilizações tecnológicas e tecnologias e sociedade. Em paralelo, tomou-se como referência os… (Ver mais)
Espanhol A disciplina de Espanhol tem vindo a ganhar expressão enquanto Língua Estrangeira (LE) lecionada nas escolas portuguesas, facto a que não é alheia a proximidade linguística e cultural entre os dois países da Península Ibérica. Conforme indicado pelas aprendizagens essenciais da disciplina, “a… (Ver mais)
Estudo do Meio e Cidadania O Estudo do Meio assenta numa perspetiva integradora de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), apresentando um vasto objeto de estudo. As Aprendizagens Essenciais (AE) nesta disciplina procuram desenvolver nos alunos competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente, biologia, física, geografia… (Ver mais)
Filosofia Após um bloco introdutório dedicado ao objeto da Filosofia, os problemas filosóficos, e respetivo método, o percurso adotado traduz-se na concretização do que fica esboçado nessa sessão. Desde uma série de blocos no domínio da lógica, universal e atemporal, onde se aprende a argumentar validamente… (Ver mais)
Físico-Química É, hoje, fortemente reconhecido que o crescimento económico e a capacidade para se encontrarem soluções para os complexos problemas sociais e ambientais está associado à literacia científica dos cidadãos (OECD, 2018). Neste sentido, é esperado que os alunos realizem aprendizagens significativas… (Ver mais)
Francês O francês é uma das línguas mais faladas na Europa. A aprendizagem do francês permite desenvolver competências que poderão preparar os alunos para responder a desafios profissionais, mas também a desafios sociais e políticos, visto que a aprendizagem de uma língua contribui para a formação… (Ver mais)
Geografia A Geografia é a ciência e a disciplina caracterizada pelo pensamento espacial, em que se estudam os fenómenos físicos e humanos que ocorrem na superfície terrestre e as suas inter-relações, permitindo ao Homem compreender melhor o planeta em que vive. Assim sendo, torna-se necessário conhecer… (Ver mais)
Geometria Descritiva A Geometria Descritiva A é uma disciplina teórico-prática que visa um pensamento organizado, sistemático e rigoroso. Para que as suas aprendizagens sejam eficazes, é necessário um método de transmissão de conhecimentos que simplifique a complexidade dos conteúdos, promova o desenvolvimento da… (Ver mais)
História Enquadramento das disciplinas de História e Geografia de Portugal, História, História A, História B e História da Cultura e das Artes (CCH e EP). A área curricular de História é reconhecida como uma daquelas em que mais se evidenciam os valores que uma sociedade cultiva e pretende transmitir. Como… (Ver mais)
Inglês O Inglês assume um lugar de destaque enquanto primeira Língua Estrangeira (LE) estudada nas escolas portuguesas, efeito direto da sua importância enquanto língua universal e uma das mais faladas no mundo. Estes factos traduzem-se “na construção de uma identidade própria do cidadão global na relação… (Ver mais)
Leitura e Escrita e Hora da Leitura Apesar de mão constituir uma disciplina do sistema de ensino português, a área disciplinar da Leitura e Escrita e de Hora da Leitura veio conferir valor ao projeto #EstudoEmCasa, na medida em que contemplou domínios e competências transversais do currículo da Escola portuguesa e contribuiu para… (Ver mais)
Matemática Aprender Matemática está ao alcance de todos os alunos. Assim, aprender matemática é uma ideia alicerçada numa experiência pessoal positiva e significativa no momento em que decorre (ME, 2001). De acordo com as Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Matemática, os alunos devem ser capazes… (Ver mais)
Orientação para o Trabalho Autónomo Um dos principais propósitos da educação é desenvolver nos cidadãos capacidades de aprender ao longo da vida e de pensar por si próprios (OCDE, 2019). Um aluno autónomo é aquele que compreende e assume uma atitude responsável pela sua própria aprendizagem, refletindo sobre o processo de… (Ver mais)
Português A disciplina de Português do projeto #EstudoEmCasa abrangeu o arco de anos de escolaridade que se inicia com o 1.º ano do 1.º ciclo e termina no 12.º ano. (No ensino secundário, os blocos pedagógico-temáticos destinaram-se tanto a alunos do ensino geral como a alunos dos cursos profissionais.) Foi… (Ver mais)
Português Língua Não Materna Os blocos temáticos de Português Língua Não Materna (PLNM) do #EstudoEmCasa foram organizados em dois níveis de ensino, “Iniciação” e “Intermédio”, os quais corresponderam, respetivamente, aos níveis de desempenho A1 e A2 e ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para… (Ver mais)