Filosofia

Após um bloco introdutório dedicado ao objeto da Filosofia, os problemas filosóficos, e respetivo método, o percurso adotado traduz-se na concretização do que fica esboçado nessa sessão. Desde uma série de blocos no domínio da lógica, universal e atemporal, onde se aprende a argumentar validamente, até à articulação e discussão de problemas típicos das sociedades contemporâneas, em que as regras de argumentação válida se tornam evidentes, o aluno é convidado a circular livremente pelas áreas de investigação estrategicamente isoladas: metafísica, ética, filosofia política, filosofia do conhecimento, filosofia da ciência, filosofia da religião e filosofia da arte.

Um percurso, portanto, que permite duas orientações igualmente possíveis. Uma mais imediata, cronológica, de acordo com a sequência proposta pelas Aprendizagens Essenciais. Outra, mediata, de acordo com as preocupações pontuais e específicas do momento de aprendizagem em que cada aluno se encontra. Sendo estas duas abordagens complementares, houve, constantemente, a preocupação de estabelecer pontes entre diferentes blocos e áreas temáticas distintas. Tudo, mais uma vez, de acordo com o plano estabelecido no bloco introdutório, sem que em momento algum se perdessem de vista os momentos do método filosófico: clarificar conceitos, articular problemas, propor teorias e construir argumentos.

10.º e 11.º anos/ 1.º e 2.º anos de formação – Filosofia – Área de Integração

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