Matemática

Aprender Matemática está ao alcance de todos os alunos. Assim, aprender matemática é uma ideia alicerçada numa experiência pessoal positiva e significativa no momento em que decorre (ME, 2001). De acordo com as Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Matemática, os alunos devem ser capazes de compreender, descobrir, raciocinar, provar e comunicar matemática. Neste sentido, a tecnologia é um recurso essencial no ensino da disciplina, ajudando os alunos na compreensão das ideias matemáticas e na resolução de problemas.

A aprendizagem da matemática com experiências ricas e significativas é fundamental para um desenvolvimento harmonioso dos conhecimentos, capacidades e atitudes dos alunos de todos os ciclos de ensino. A construção dos blocos pedagógicos temáticos procurou seguir três eixos: i) os documentos orientadores; ii) o ensino através da resolução de problemas (Stacey, 2018); e iii) a importância de gerar oportunidades para os alunos pensarem matematicamente (Schoenfeld, 2016).

No ensino básico optou-se por uma abordagem baseada na resolução de problemas, com contextos diversificados, incluindo a cidadania e o STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática ou no original Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics) , recorrendo sempre que possível a uma abordagem intuitiva com ênfase na utilização de tecnologias, nomeadamente a folha de cálculo, o Geogebra e a calculadora gráfica. Recorrentemente foram apresentados diferentes processos de resolução, procurando evidenciar a importância da diversidade de estratégias/representações de resolução bem como estabelecer relações entre estas. Nas sequências de tarefas propostas, de natureza diversificada, é privilegiada uma abordagem inicialmente mais informal sendo progressivamente formalizada. São ainda estabelecidas várias conexões, internas e externas, à matemática, que permitem ampliar a compreensão das ideias e dos conceitos matemáticos.

No ensino secundário, os tópicos foram abordados apelando à compreensão dos conceitos envolvidos, tentando sempre recorrer a uma abordagem intuitiva com ênfase na utilização de tecnologia, com a finalidade de relacionar diferentes representações dos objetos matemáticos. Após a formalização dos conceitos, foram propostas tarefas de complexidade crescente, no sentido de permitir a autorregulação das aprendizagens. A seleção das tarefas teve como objetivo a proposta de situações e contextos diversificados que apelassem à resolução de problemas, ao raciocínio matemático, ao desenvolvimento da comunicação matemática e à otimização da utilização da tecnologia. Em particular nas Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS), as AE são trabalhadas tendo sempre presente a relação do indivíduo com a sociedade e o meio onde está inserido, a exploração de determinados recursos que estão ao dispor do aluno, nomeadamente vídeos, áudios, recursos geométricos e gráficos, bem como jogos matemáticos. Isto permite, por um lado, ter uma visão mais abrangente, global e crítica de tudo o que nos rodeia e, por outro, apreciar a beleza da matemática tirando partido da sua componente lúdica e social.

ME (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico. Competências Essenciais. Lisboa: Ministério da Educação, DEB.

ME (2017). Perfil dos alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Stacey, Kaye (2018). Teaching mathematics through problem solving. En Afonso, Hugo; Bruno, Alicia; de la Coba, Dolores; Domínguez, Miguel; Duque, Yanira; García, Fátima; Plasencia, Inés (Eds.), Números, Revista de Didáctica de las Matemáticas Números, 98 . (pp. 7-18). La Laguna (Tenerife), España: Sociedad Canaria Isaac Newton de Profesores de Matemáticas. In http://www.sinewton.org/numeros/

Schoenfeld A. (2016). Learning to Think Mathematically: Problem Solving, Metacognition, and Sense Making in Mathematics (Reprint). Journal of Education, 196(2):1-38. doi:10.1177/002205741619600202

2.º ano - Matemática

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3.º e 4.º anos - Matemática

Planificação anual

5.º e 6.º anos – Matemática

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7.º e 8.º anos – Matemática

Planificação anual

10.º ano / 1.º ano de formação – Matemática Aplicada às Ciências Sociais – Matemática

Planificação anual

11.º ano / 2.º ano de formação – Matemática Aplicada às Ciências Sociais – Matemática

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