Alemão |
O trabalho de lecionação da disciplina de Alemão, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2020/2021, foi organizado em três níveis de ensino: por um lado, o 3.º ciclo (agrupando 7.º, 8.º e 9.º anos); por outro, o 10.º ano e o 11.º ano, que se destinavam também aos formandos do 1.º e do 2.º ano dos… (Ver mais) |
Área de Integração |
A disciplina de Área de Integração agrupa a componente de formação sociocultural da matriz curricular dos Cursos Profissionais de nível 4 de qualificação, sendo comum aos cursos pertencentes ao Quadro Nacional de Qualificação (QNQ). Sendo o #EstudoEmCasa um projeto educativo que se pretende… (Ver mais) |
Cidadania e Desenvolvimento |
Uma das missões da Escola – talvez a principal missão – consiste em formar indivíduos que integrem a sociedade de um modo harmonioso e com uma atitude construtiva. Essa mesma ideia está claramente inscrita no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, quando se identifica singelamente o… (Ver mais) |
Ciências Naturais e Cidadania/Biologia-Geologia |
Hoje é amplamente reconhecido que o desenvolvimento social, económico e cultural de um país está ligado à literacia dos seus cidadãos e, em particular, à sua literacia científica (OECD/PISA, 2015). Assim, pretende-se que os alunos realizem aprendizagens significativas sobre os temas de ciências,… (Ver mais) |
Desenho A |
O Desenho é uma forma universal de conhecer e comunicar e contempla múltiplas vertentes do conhecimento, a partir das quais se exercitam as capacidades de observação, de análise, de síntese e de representação. As aprendizagens nesta área devem mobilizar conteúdos que criem condições de equilíbrio… (Ver mais) |
Economia A |
Economia A/Economia:
O estudo da Economia permite a aquisição de instrumentos fundamentais para entender a dimensão económica da realidade social, permitindo um melhor conhecimento e compreensão das sociedades contemporâneas, podendo assim contribuir para a formação do cidadão, educando para a… (Ver mais) |
Educação Artística |
Os blocos pedagógicos temáticos da disciplina de Educação Artística contemplaram a abordagem às quatro áreas que a integram, nomeadamente, Artes Visuais/Plásticas, Dança, Teatro e Música, tendo-se privilegiado o desenvolvimento da criatividade, o sentido estético e o contacto com diferentes… (Ver mais) |
Educação Física |
A disciplina de Educação Física contribui sobremaneira para o desenvolvimento global e harmonioso dos nossos alunos e objetiva a promoção de um estilo de vida ativo e saudável.
Os blocos pedagógicos temáticos foram planeados de acordo com os documentos Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade… (Ver mais) |
Educação Tecnológica |
Os blocos pedagógicos temáticos de Educação Tecnológica tiveram como premissa os três domínios organizadores que integram as Aprendizagens Essenciais desta disciplina: processos tecnológicos; recursos e utilizações tecnológicas e tecnologias e sociedade. Em paralelo, tomou-se como referência os… (Ver mais) |
Espanhol |
A disciplina de Espanhol tem vindo a ganhar expressão enquanto Língua Estrangeira (LE) lecionada nas escolas portuguesas, facto a que não é alheia a proximidade linguística e cultural entre os dois países da Península Ibérica. Conforme indicado pelas aprendizagens essenciais da disciplina, “a… (Ver mais) |
Estudo do Meio e Cidadania |
O Estudo do Meio assenta numa perspetiva integradora de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), apresentando um vasto objeto de estudo.
As Aprendizagens Essenciais (AE) nesta disciplina procuram desenvolver nos alunos competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente, biologia, física, geografia… (Ver mais) |
Filosofia |
Após um bloco introdutório dedicado ao objeto da Filosofia, os problemas filosóficos, e respetivo método, o percurso adotado traduz-se na concretização do que fica esboçado nessa sessão. Desde uma série de blocos no domínio da lógica, universal e atemporal, onde se aprende a argumentar validamente… (Ver mais) |
Físico-Química |
É, hoje, fortemente reconhecido que o crescimento económico e a capacidade para se encontrarem soluções para os complexos problemas sociais e ambientais está associado à literacia científica dos cidadãos (OECD, 2018). Neste sentido, é esperado que os alunos realizem aprendizagens significativas… (Ver mais) |
Francês |
O francês é uma das línguas mais faladas na Europa. A aprendizagem do francês permite desenvolver competências que poderão preparar os alunos para responder a desafios profissionais, mas também a desafios sociais e políticos, visto que a aprendizagem de uma língua contribui para a formação… (Ver mais) |
Geografia |
A Geografia é a ciência e a disciplina caracterizada pelo pensamento espacial, em que se estudam os fenómenos físicos e humanos que ocorrem na superfície terrestre e as suas inter-relações, permitindo ao Homem compreender melhor o planeta em que vive. Assim sendo, torna-se necessário conhecer… (Ver mais) |
Geometria Descritiva A |
Geometria Descritiva A é uma disciplina teórico-prática que visa um pensamento organizado, sistemático e rigoroso. Para que as suas aprendizagens sejam eficazes, é necessário um método de transmissão de conhecimentos que simplifique a complexidade dos conteúdos, promova o desenvolvimento da… (Ver mais) |
História |
Enquadramento das disciplinas de História e Geografia de Portugal, História, História A, História B e História da Cultura e das Artes (CCH e EP).
A área curricular de História é reconhecida como uma daquelas em que mais se evidenciam os valores que uma sociedade cultiva e pretende transmitir. Como… (Ver mais) |
Inglês |
O Inglês assume um lugar de destaque enquanto primeira Língua Estrangeira (LE) estudada nas escolas portuguesas, efeito direto da sua importância enquanto língua universal e uma das mais faladas no mundo. Estes factos traduzem-se “na construção de uma identidade própria do cidadão global na relação… (Ver mais) |
Leitura e Escrita e Hora da Leitura |
Apesar de mão constituir uma disciplina do sistema de ensino português, a área disciplinar da Leitura e Escrita e de Hora da Leitura veio conferir valor ao projeto #EstudoEmCasa, na medida em que contemplou domínios e competências transversais do currículo da Escola portuguesa e contribuiu para… (Ver mais) |
Matemática |
Aprender Matemática está ao alcance de todos os alunos. Assim, aprender matemática é uma ideia alicerçada numa experiência pessoal positiva e significativa no momento em que decorre (ME, 2001). De acordo com as Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Matemática, os alunos devem ser capazes… (Ver mais) |
Orientação para o Trabalho Autónomo |
Um dos principais propósitos da educação é desenvolver nos cidadãos capacidades de aprender ao longo da vida e de pensar por si próprios (OCDE, 2019). Um aluno autónomo é aquele que compreende e assume uma atitude responsável pela sua própria aprendizagem, refletindo sobre o processo de… (Ver mais) |
Português |
A disciplina de Português do projeto #EstudoEmCasa abrangeu o arco de anos de escolaridade que se inicia com o 1.º ano do 1.º ciclo e termina no 12.º ano. (No ensino secundário, os blocos pedagógico-temáticos destinaram-se tanto a alunos do ensino geral como a alunos dos cursos profissionais.) Foi… (Ver mais) |
Português Língua Não Materna |
Os blocos temáticos de Português Língua Não Materna (PLNM) do #EstudoEmCasa foram organizados em dois níveis de ensino, “Iniciação” e “Intermédio”, os quais corresponderam, respetivamente, aos níveis de desempenho A1 e A2 e ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para… (Ver mais) |