A sociedade atual enfrenta, diariamente, novos desafios decorrentes da crescente globalização e desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, torna-se necessário “desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência). O desenvolvimento destas competências implica que a educação se torne cada vez mais inclusiva e promotora de aprendizagens significativas para todos os alunos, atendendo a contextos específicos e às suas diferentes necessidades. Pressupõe, também, “tempo para a sua consolidação e uma gestão integrada do conhecimento, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência).
Desta forma, para o projeto #EstudoEmCasa foram construídos Domínios de Autonomia Curricular (DAC) nos blocos pedagógicos temáticos, com o objetivo principal de conduzir os alunos a uma utilização interdisciplinar dos saberes. Nestes blocos, pretendeu-se desenvolver o trabalho interdisciplinar e/ou de articulação curricular, mobilizando saberes de diferentes disciplinas/áreas disciplinares. Um trabalho importante e que decorreu em todos os ciclos de ensino, sendo possível apenas desta forma valorizar a “transdisciplinaridade das aprendizagens, mobilizar literacias diversas (…), promovendo o conhecimento científico, a curiosidade intelectual, o espírito crítico e interventivo, a criatividade e o trabalho colaborativo” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência).