Área de Integração
A disciplina de Área de Integração agrupa a componente de formação sociocultural da matriz curricular dos Cursos Profissionais de nível 4 de qualificação, sendo comum aos cursos pertencentes ao Quadro Nacional de Qualificação (QNQ). Sendo o #EstudoEmCasa um projeto educativo que se pretende integrador, não poderia deixar de incluir uma disciplina transversal que aborda saberes de várias áreas do conhecimento. Visa, pois, conjugá-los no sentido de “desenvolver nos jovens a capacidade de aquisição de competências que lhes permitem compreender as sociedades contemporâneas, cada vez mais complexas, de modo a formar cidadãos informados, conscientes e intervenientes” (Aprendizagens Essenciais – Área de Integração, Cursos Profissionais, 2020).Trata-se de uma disciplina agregadora de competências que pretende “proporcionar o desenvolvimento de um conjunto de saberes provenientes das diversas áreas científicas e, simultaneamente, contribuir para uma melhor compreensão do mundo contemporâneo nas diferentes vertentes e uma preparação esclarecida para a inserção na vida social e no mercado de trabalho” (Aprendizagens Essenciais – Área de Integração, Cursos Profissionais, 2020).
Por ser tão rica em conteúdos transversais ao currículo, a disciplina de Área de Integração no Projeto #EstudoEmCasa nasce do cruzamento estabelecido entre as aprendizagens essenciais de diferentes disciplinas. São elas: Economia A – Área de Integração 10.º ano / 1.º ano de formação e 11.º ano / 2.º ano de formação; Filosofia – Área de Integração 10.º e 11.º anos/1.º e 2.º anos de formação; Geografia A – Área de Integração 10.º ano / 1.º ano de formação e 11.º ano / 2.º ano de formação; e História da Cultura e das Artes 10.º ano / 1.º ano de formação e 11.º ano / 2.º ano de formação. Ao se incluírem estas nove disciplinas, tentou-se alcançar o maior número de temas-problemas integrados em cada um dos módulos que compõem a disciplina ao longo dos três anos de ciclo de formação, o que permitirá também aos alunos aceder a uma vasta diversidade de recursos e ferramentas de estudo, acrescentando valor ao seu processo de aprendizagem e possibilitando a compreensão das aprendizagens de acordo com diferentes abordagens, muitas delas específicas de cada uma das áreas do conhecimento em causa.