O Plano «Aprender Mais Agora» (RCM n.º 140/2024, de 17 de outubro) reconhece que o estudo autónomo deve ser incentivado com recurso a conteúdos de qualidade e acessíveis a todos.

O site #EstudoEmCasa @Apoia disponibiliza guiões de trabalho com conteúdos destinados ao desenvolvimento do estudo autónomo, por parte dos alunos do ensino secundário, nos tempos letivos em que se verifique a falta de professor, numa lógica de aprendizagem autorregulada.

Esta iniciativa constitui um recurso de aprendizagem que visa apoiar o progresso dos alunos e não uma aula de substituição. Durante esses períodos, os estudantes deverão estar acompanhados, assegurando assim um ambiente estruturado e favorável ao desenvolvimento do estudo autónomo. O acompanhamento dos estudantes é definido pela escola, de acordo com os recursos humanos disponíveis. Salienta-se que os alunos estarão em trabalho autónomo e autorregulado, com indicações precisas sobre o trabalho a desenvolver no respetivo guião, pelo que não é imprescindível a presença de um docente.

Cada guião de trabalho autónomo (GTA) tem um tempo estimado de 90 minutos para a sua exploração. Sugere-se ainda que, cada aluno organize o seu portefólio (no caderno diário ou digital) com o trabalho realizado. Este instrumento constitui uma ferramenta de gestão e autoavaliação da sua aprendizagem autónoma.

Cada Guião está organizado em cinco secções:

Nesta secção, é feita uma breve introdução ao tema a trabalhar, com um enquadramento relativamente à sua utilidade e ligação a contextos reais.
 

 

O que vou aprender?
Nesta secção, elencam-se as AE em foco nas tarefas e os objetivos pretendidos em cada sequência de aprendizagem.
 

 

Como vou aprender?
Nesta secção, apresenta-se a sequência de tarefas, com instruções de trabalho concretas para alcançar os objetivos (versão para impressão, azul, e versão para a exploração digital, salmão), assim como as modalidades de trabalho a privilegiar (trabalho individual, em pares, em grupo) e a duração estimada para cada tarefa.
 

 

O que aprendi?
Nesta secção, disponibilizam-se instrumentos de autoavaliação e monitorização das aprendizagens realizadas ao longo da sequência.
 

 

Como posso complementar esta aprendizagem?
Nesta secção, são apresentadas sugestões complementares relacionadas com objetivos de aprendizagem, que podem remeter para exploração digital e/ou noutros espaços da comunidade (bibliotecas, museus, jardins, etc.)