Escolas

Nesta página pode encontrar recursos, webinars, podcasts, vídeos e, brevemente, cursos online, que podem apoiar as escolas no processo de promoção do estudo autónomo dos alunos e da sua recuperação das aprendizagens. Para além deste espólio, também estão disponíveis os materiais das anteriores edições do projeto #EstudoEmCasa, organizados por componentes disciplinares com pequenas sequências de aprendizagem, e domínios de autonomia curricular (DAC).

A universalidade do acesso aos recursos do #EstudoEmCasa@ visa também apoiar as comunidades educativas, implicando uma articulação com o trabalho desenvolvido e a desenvolver pelos docentes, constituindo-se igualmente como uma orientação para o trabalho autónomo dos alunos do ensino básico e do ensino secundário, de cursos cientifico-humanísticos e de cursos profissionais.

Em breve, teremos um espaço onde poderá fazer parte de uma comunidade de aprendizagem virtual com outros professores, os seus alunos, escolas e demais parceiros.

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Domínios de Autonomia Curricular (DAC)

A sociedade atual enfrenta, diariamente, novos desafios decorrentes da crescente globalização e desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, torna-se necessário “desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência). O desenvolvimento destas competências implica que a educação se torne cada vez mais inclusiva e promotora de aprendizagens significativas para todos os alunos, atendendo a contextos específicos e às suas diferentes necessidades. Pressupõe, também, “tempo para a sua consolidação e uma gestão integrada do conhecimento, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência).

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Componente Curricular Ordenação ascendente Descrição
Português Língua Não Materna Os blocos temáticos de Português Língua Não Materna (PLNM) do #EstudoEmCasa foram organizados em dois níveis de ensino, “Iniciação” e “Intermédio”, os quais corresponderam, respetivamente, aos níveis de desempenho A1 e A2 e ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para… (Ver mais)
Português A disciplina de Português do projeto #EstudoEmCasa abrangeu o arco de anos de escolaridade que se inicia com o 1.º ano do 1.º ciclo e termina no 12.º ano. (No ensino secundário, os blocos pedagógico-temáticos destinaram-se tanto a alunos do ensino geral como a alunos dos cursos profissionais.) Foi… (Ver mais)
Orientação para o Trabalho Autónomo Um dos principais propósitos da educação é desenvolver nos cidadãos capacidades de aprender ao longo da vida e de pensar por si próprios (OCDE, 2019). Um aluno autónomo é aquele que compreende e assume uma atitude responsável pela sua própria aprendizagem, refletindo sobre o processo de… (Ver mais)
Matemática Aprender Matemática está ao alcance de todos os alunos. Assim, aprender matemática é uma ideia alicerçada numa experiência pessoal positiva e significativa no momento em que decorre (ME, 2001). De acordo com as Aprendizagens Essenciais (AE) da disciplina de Matemática, os alunos devem ser capazes… (Ver mais)
Leitura e Escrita e Hora da Leitura Apesar de mão constituir uma disciplina do sistema de ensino português, a área disciplinar da Leitura e Escrita e de Hora da Leitura veio conferir valor ao projeto #EstudoEmCasa, na medida em que contemplou domínios e competências transversais do currículo da Escola portuguesa e contribuiu para… (Ver mais)