Educação Artística
Os blocos pedagógicos temáticos da disciplina de Educação Artística contemplaram a abordagem às quatro áreas que a integram, nomeadamente, Artes Visuais/Plásticas, Dança, Teatro e Música, tendo-se privilegiado o desenvolvimento da criatividade, o sentido estético e o contacto com diferentes universos culturais.
Foi ainda criado e desenvolvido um projeto designado “Metamorfose – “E se Eu fosse…”, destinado aos alunos do 2.º e 3.º ciclos que agregou as quatro áreas mencionadas e que teve como objetivo estimular o questionamento dos alunos para a relevância da transformação enquanto indicador das mudanças e adaptações que decorrem no contexto do real e do imaginário. A expressão artística é, por si, um reflexo desse questionamento, dessa curiosidade e, por isso, uma ação transitória que sugere modificações e constrói variações que geram novas formas de pensar e de sentir. Pretendeu-se criar um espaço através da experimentação e do apelo à criatividade, onde os alunos se relacionassem de diferentes formas consigo e com um objeto, desenvolvendo assim a sua capacidade crítica e liberdade criativa, pilares fundamentais na sua construção como indivíduos capazes de encontrar soluções na vida real.
Artes Visuais/Plásticas
Nas Artes Visuais do 1.º ciclo, elegeu-se o aluno como interveniente principal – “Eu”, “Eu e o outro”, “Eu e o mundo” – refletindo-se inclusivamente na escolha para a designação dos respetivos blocos pedagógicos temáticos. Visou-se a literacia visual estimulando a observação, a interpretação, o sentido crítico, a valorização das vivências e das experiências do aluno, interligando domínios de cidadania.
Os universos visuais, a linguagem elementar das artes visuais, os símbolos das diferentes linguagens artísticas, a expressividade dos materiais e os processos para registo de ideias foram os grandes temas orientadores no desenvolvimento dos conteúdos dos blocos pedagógicos temáticos, aos quais esteve associado um roteiro narrativo que se iniciou no espaço interior habitado e vivido, a casa, e terminou no espaço exterior vivido e de todos, o mundo.
A abordagem escolhida visou sempre a interpelação e o questionamento através da observação de imagens e/ou objetos relacionadas/os com o tema e a interpretação dos conteúdos através de um mapa de perguntas. Por fim, a experimentação sugerindo atividades e desafios com orientação lúdica. Este conjunto de estratégias didáticas pretenderam estimular e despertar o interesse para o património artístico e cultural, explorar sensações e emoções.
Os blocos pedagógicos temáticos de Artes Plásticas para o 2.º e 3.º ciclos foram, inicialmente, desenvolvidos para dar a conhecer diferentes materiais e, por isso, foram privilegiadas técnicas de expressão plástica, sendo que o contacto com um novo material, as várias formas de o manipular, bem como a aprendizagem de uma técnica, não se esgota na performance do docente, que antes deve ceder o espaço à imaginação e à descoberta. Esta premissa acompanhou a apresentação dos conteúdos e orientou o desenvolvimento da proposta que visou proporcionar momentos de criação, experimentação e autonomia dos alunos.
Dança
Os blocos pedagógicos temáticos dedicados à Dança foram construídos com uma principal finalidade: a tomada de consciência do corpo. A partir desta premissa, outros subtemas foram introduzidos e explorados. Estes subtemas incluíram a improvisação, a coreografia, a utilização e incorporação de objetos externos ao corpo, a ligação entre o movimento e a música, as variedades culturais e sociais do movimento, as perspetivas sobre obras de arte estáticas a partir da dança e, ainda, técnicas de dança variadas.
Todos estes pontos foram desenvolvidos de duas formas conjugadas: teórico-prática e prático-teórica, com ilustrações de exemplos de artistas e de diferentes obras/peças. Estes métodos e procedimentos são transversais aos diferentes ciclos, contudo, dependendo do nível, os temas foram apresentados com diferentes graus de complexidade e conceptualização.
Teatro
Criar arte é também aprender! É trabalhar com sentimentos, emoções, imaginação… é despertar uma atividade interior. Os blocos pedagógicos temáticos de Teatro destinados ao 1.º ciclo procuraram uma abordagem distinta do espaço e dos recursos utilizados. Privilegiou-se a expressividade e a partilha. Aprender a descobrir foi o fio condutor sobre o qual se desenvolveram os temas por meio da experimentação, da pesquisa orgânica e sensorial, da troca, da criação e da exposição.
No 2.º e 3.º ciclos destacou-se o valor pedagógico do Teatro e as várias dimensões do indivíduo que este explora. É de facto determinante para (este) ocupar-se do conhecimento de si e do outro, dedicar tempo à observação do seu mundo e do seu meio. No contexto teatral o espaço é, por isso, de reaprendizagem e de consciencialização.
Através do Teatro e de ferramentas teatrais propôs-se a exploração do Eu, no espaço e no tempo. Favoreceu-se a descoberta do corpo e da voz como elementos comunicantes e expressivos e o contacto com outras formas de expressão artística ligadas à linguagem teatral.
Os blocos pedagógicos temáticos dos diferentes ciclos foram criados a partir de momentos de trabalho e de pesquisa que vivem do aluno, que respira através das suas potencialidades como pessoa e como ser criativo e social. Encontrou-se, assim, uma forma para o próprio aluno encontrar um caminho de descoberta e de criação, pois cada indivíduo representa um universo desconhecido que transporta consigo memórias e referências particulares.
Música
A aprendizagem da Música acontece de forma natural através de experiências onde a criação e a experimentação musicais estão presentes. É uma disciplina prática, na qual é de elevada importância o ato de fazer música ao invés de apenas se falar sobre música. O aluno traz consigo uma aptidão musical que deve ser estimulada através de atividades dinâmicas, alegres e eficazes, onde a teoria musical se transmite através da escuta ativa, do movimento, da voz cantada e da execução instrumental/corporal.
Os blocos pedagógicos temáticos de Música foram estruturados com o intuito de oferecerem sobretudo variedade de géneros musicais, sonoridades, instrumentos e atividades, a partir dos quais o aluno pode construir o seu património musical, fundamental no processo de aprendizagem da música.
Tal como na aprendizagem de uma língua, a música também exige uma imersão auditiva e prática em todas as suas dimensões, pois só assim o aluno irá conseguir desenvolver a sua capacidade de comunicar com e através da música. Em todos os blocos existem tarefas práticas para os alunos realizarem, com diversão e alegria, pois é assim que a música se aprende. Instrumentos e géneros musicais variados, canções, atividades rítmicas, desafios criativos e partilha de material didático são os conteúdos que marcam presença nestes blocos.