Português Língua Não Materna
Os blocos temáticos de Português Língua Não Materna (PLNM) do #EstudoEmCasa foram organizados em dois níveis de ensino, “Iniciação” e “Intermédio”, os quais corresponderam, respetivamente, aos níveis de desempenho A1 e A2 e ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Para além deste documento, serviram também de referenciais na criação dos recursos da disciplina o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (Martins, 2017), as Aprendizagens Essenciais da disciplina de PLNM (MEC, 2018), a Proposta de Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário (Madeira, 2014) e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (Monteiro, 2017). O trabalho desenvolvido nesta disciplina foi ainda enriquecido com as propostas do Referencial Camões de Português Língua Estrangeira e com a colaboração de uma equipa do Instituto Camões, I.P., que foi parceiro do projeto.
Os materiais de ensino concebidos no âmbito do Português Língua Não Materna destinaram-se a um universo de alunos de diferentes proveniências e culturalmente diverso, que não tem o português como língua materna. Neles se trabalharam competências comunicativas, linguísticas, gramaticais e lexicais. Apesar dos constrangimentos metodológicos do modelo de ensino-aprendizagem do #EstudoEmCasa, próprios do ensino à distância (White, 2003), privilegiou-se uma abordagem comunicativa da língua, centrada no aluno, realçando os aspetos nucleares da competência comunicativa, nomeadamente as competências lexicais para a aprendizagem dos temas e trabalhando os domínios contemplados nas Aprendizagens Essenciais – a compreensão oral, a produção oral, a interação oral, a leitura, a escrita, a gramática e a interação cultural –, que foram operacionalizados de forma integrada.
Os blocos temáticos foram organizados numa lógica de progressão na aprendizagem, iniciando por uma abordagem mais simples, que gradativamente aumenta em grau de dificuldade. Nesse sentido, seguiu-se, regra geral, uma sequência que começa com a apresentação dos conteúdos, avança com os exercícios de treino e aplicação de conhecimentos e conclui com a consolidação das aprendizagens.
Os temas contemplados nos blocos temáticos são atuais e referem-se também ao quotidiano dos alunos. Tendo em conta as recomendações emanadas pelos referenciais Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, trataram-se, em articulação com o trabalho de ensino- aprendizagem da língua, temas relacionados com a educação para a cidadania e com os direitos humanos e promoveu-se a interculturalidade, com a integração de aspetos das culturas portuguesa, lusófona e as culturas dos países de onde os alunos provêm.
Os blocos temáticos implementam processos de ensino-aprendizagem do português que partem de “estímulos” apelativos (vídeos, imagens, textos de diferentes géneros), devidamente enquadrados nas diversas temáticas retratadas, e apresentam atividades diversificadas propondo desafios interessantes que permitem desenvolver as competências linguísticas e as temáticas de forma autónoma.
Conselho da Europa (2001), Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, Ensino, Avaliação (2001), Porto, Conselho da Europa e Edições ASA.
Direção de Serviços de Língua e Cultura [do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.] (2017), Referencial Camões de Português Língua Estrangeira, Lisboa, Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
Madeira, Ana (coord.) (2014), Proposta de Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário, s.l., s.e., https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/2_proposta_de_orientacoes_programaticas_plnm.pdf (consultado em 23.05.2021).
Martins, Guilherme d’Oliveira (coord.) (2017), Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa, Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação, http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf (consultado em 19.05.2021).
[MEC – Ministério de Educação e Ciência] (2018), Aprendizagens Essenciais de Português – Português Língua Não Materna – Níveis A1, A2 e B1. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a1_ff.pdf; https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_a2_ff.pdf; https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/PLNM/plnm_b1_ff.pdf (consultados em 19.05.2021).
Monteiro, Rosa (coord.) (2017), Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, s.l., s.e., http://dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf (consultado em 12.05.2021).
White, Cynthia (2003), Language Learning in Distance Education, Cambridge, Cambridge University Press.