Francês
O francês é uma das línguas mais faladas na Europa. A aprendizagem do francês permite desenvolver competências que poderão preparar os alunos para responder a desafios profissionais, mas também a desafios sociais e políticos, visto que a aprendizagem de uma língua contribui para a formação holística dos jovens. No modelo de ensino-aprendizagem do projeto #EstudoEmCasa, pretende-se que o aluno desenvolva, na disciplina de Francês, as competências comunicativas (competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas), a competência intercultural e a competência estratégica, que são trabalhadas em articulação com a Educação para a Cidadania.
Os blocos temáticos da disciplina de Francês iniciam-se com um desafio, de modo a captar e estimular o interesse dos alunos, e com a exploração de documentos autênticos e atuais, que são estrategicamente selecionados e que se regem pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, pelas Aprendizagens Essenciais e pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Os materiais selecionados e didatizados pretendem, também, ir ao encontro dos interesses dos alunos de modo a alargar os seus conhecimentos, os seus horizontes e a sua cultura. Adotou-se uma metodologia de descoberta que parte da introdução de conteúdos novos e que culmina na sistematização e na consolidação, com base na aplicação de exercícios, que podem estar enquadrados, ou não, no trabalho de interpretação de texto. Para além das atividades realizadas no decorrer do bloco temático, outras são propostas nos documentos do dossiê pedagógico. No final de cada bloco, resolve-se um Quiz (como exercício de autorregulação e de sistematização), que é seguido de um documento audiovisual, com o intuito de levar os alunos a descobrirem a música francesa e francófona ou qualquer outro aspeto sociocultural da francofonia.
Os blocos temáticos da disciplina de Francês do projeto #EstudoEmCasa destinaram-se aos três anos de aprendizagem do 3.º ciclo do ensino básico e, no ensino secundário, aos 10.º e 11.º anos do ensino geral e aos 1.º e 2.º anos de formação do ensino profissional. No que respeita a esta via de ensino, as docentes apresentaram propostas de «trabalho pedagógico [que] assenta na adaptação das atividades aos contextos socioprofissionais e na articulação interdisciplinar através de projetos, favorecendo o reforço de conhecimentos e a dimensão prática das aprendizagens.» (Aprendizagens Essenciais, Cursos Profissionais, Francês – Continuação, 2020: 1 – itálico nosso). Ainda neste âmbito, contemplaram temas e áreas das Aprendizagens Essenciais de francês dos cursos profissionais como a vida quotidiana, a inserção no mundo do trabalho, a globalização e a sustentabilidade, a ciência e a inovação.