Estudo do Meio e Cidadania
O Estudo do Meio assenta numa perspetiva integradora de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), apresentando um vasto objeto de estudo.
As Aprendizagens Essenciais (AE) nesta disciplina procuram desenvolver nos alunos competências de diferentes áreas do saber, nomeadamente, biologia, física, geografia, geologia, história, química e tecnologia. A consciência crítica, a promoção de valores com respeito pela diversidade, pelo ambiente, e uma postura de envolvimento, de compromisso e de participação na comunidade e na sociedade são aspetos, hoje em dia, considerados fundamentais. Assim, a Cidadania pretende contribuir para que os alunos revelem atitudes e comportamentos baseados em modos de viver em sociedade, tendo como referência o respeito pelos outros e pelo ambiente, aspetos fundamentais para a resolução de problemas quer da sociedade, quer do ambiente, seguindo o princípio proposto no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: “formar pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos.” (Martins et al., 2017: 6).
Nos blocos pedagógicos temáticos de Estudo do Meio e Cidadania, procurou-se valorizar, estruturar e aprofundar o conhecimento que a criança tem da sua interação com os outros e da exploração dos espaços e dos materiais, estudando conexões entre o currículo e a vida do quotidiano, valorizando a comunidade como espaço e meio de aprendizagem, incentivando hábitos de questionamento e de pesquisa e privilegiando atividades práticas e as interações entre a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
Em suma, espera-se que os recursos construídos permitam aos alunos a aquisição das AE e o desenvolvimento de competências essenciais definidas no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Martins et al. (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação.