Espanhol

A disciplina de Espanhol tem vindo a ganhar expressão enquanto Língua Estrangeira (LE) lecionada nas escolas portuguesas, facto a que não é alheia a proximidade linguística e cultural entre os dois países da Península Ibérica. Conforme indicado pelas aprendizagens essenciais da disciplina, “a finalidade principal da disciplina de Espanhol é o uso da língua espanhola como instrumento de comunicação, com diferentes intenções e finalidades e nos mais variados contextos” (Aprendizagens Essenciais – Espanhol, 2020), pelo que é essencial que todo o processo de ensino-aprendizagem do Espanhol integre e trabalhe as diferentes competências: lexicais, gramaticais, funcionais e socioculturais. Para que tal pudesse ser verificado, a construção dos blocos da disciplina foi orientada pelos principais documentos em vigor: Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e, naturalmente, as Aprendizagens Essenciais correspondentes a cada nível de ensino da língua, incluindo o dos cursos profissionais.

Existindo três níveis para os quais foram criados recursos – 3.º ciclo, 10.º ano / 1.º ano de formação e 11.º ano / 2.º ano de formação – em todos se fez por estimular a aprendizagem desta LE, encontrando-se a planificação de Espanhol desenhada de modo a que as competências e/ou os temas abordados em cada bloco pedagógico temático, de cada nível, sejam tratados em várias fases e com um nível de dificuldade que vai evoluindo de forma ascendente. No que diz respeito aos meios, para que fossem abordadas as competências anteriormente elencadas de modo a mais facilmente garantir a motivação dos jovens, foi utilizada uma variedade de recursos, adaptados ao contexto de criação destes blocos, mas que permitem a sua utilização ou adaptação ao contexto de sala de aula ou ao trabalho individual do aluno. Assim, foram utilizados vídeos explicativos, publicitários, de fonte própria, documentários, entrevistas, curta-metragens, etc.; canções que abordam temas gramaticais, fazendo uso de diferentes estilos e temas; jogos como Quizz, Kahoot, Flashcarts, entre outros; plataformas como a Genially para criação de explicações ou Escape rooms; exercícios gramaticais, de compreensão oral e escrita; propostas e desafios para desenvolvimento das expressões oral e escrita; diversos textos e audições, muito deles de fonte própria e que contaram com a colaboração de familiares (também eles falantes nativos da língua), amigos e outros professores de espanhol. Para cada bloco estabeleceu-se, ainda, uma tarefa, com outras atividades associadas.

Em particular, no que diz respeito aos recursos criados para o 3.º ciclo, estes respeitam uma evolução gradual de dificuldade, pelo que foram elaborados em primeiro lugar os correspondentes ao 7.º ano, seguidos dos do 8.º e, por último, os do 9.º. Os blocos elaborados para o ensino secundário abordam tanto o nível de iniciação como o de continuação, tendo-se adotado uma organização em que os blocos com número ímpar correspondem ao nível de iniciação, e os que têm número par correspondem ao nível de continuação, em ambos os anos. Foi essencialmente nos blocos dedicados ao ensino secundário que se abordaram temáticas e aprendizagens essenciais previstas para o ensino profissional. Pretendendo-se que este ensino seja considerado em pé de igualdade com o ensino geral, as abordagens e os materiais adotados conseguem, facilmente, alcançar os dois públicos.

10.º ano/ 1.º ano de formação – Espanhol

Planificação Anual

11.º ano/ 2.º ano de formação – Espanhol

Planificação Anual