Educação Tecnológica
Os blocos pedagógicos temáticos de Educação Tecnológica tiveram como premissa os três domínios organizadores que integram as Aprendizagens Essenciais desta disciplina: processos tecnológicos; recursos e utilizações tecnológicas e tecnologias e sociedade. Em paralelo, tomou-se como referência os descritores do Perfil do Aluno e os domínios da educação para a cidadania, principalmente no que respeita aos domínios da interculturalidade, do desenvolvimento sustentável e da educação ambiental. Estas orientações influenciaram a escolha de temáticas, o tratamento dos conteúdos e motivaram a exploração diversificada de abordagens que não dependeram de uma organização sequencial, mas antes visaram uma aproximação constante às competências do utilizador individual, profissional e social.
A abordagem didática foi pensada a partir de um tema, de uma situação ou problema relevante que permitisse despoletar todas as etapas do processo de aprendizagem. Desta forma, procurou-se que, partindo de desafios apresentados, os alunos se apropriassem de recursos e vocabulário técnico, estimulados por uma atitude crítica fundamentada na curiosidade e na descoberta que lhes permite encontrar soluções viáveis e criativas para a resolução de problemas.