Educação Física
A disciplina de Educação Física contribui sobremaneira para o desenvolvimento global e harmonioso dos nossos alunos e objetiva a promoção de um estilo de vida ativo e saudável.
Os blocos pedagógicos temáticos foram planeados de acordo com os documentos Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e as Aprendizagens Essenciais da disciplina, que têm como objetivo o desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos Alunos. Para a estruturação dos blocos foram ainda consideradas como linhas orientadoras do trabalho a desenvolver as três áreas de extensão da Educação Física: atividades físicas, aptidão física e conhecimentos.
A estruturação dos blocos pedagógicos temáticos do 1.º ciclo teve em consideração o desenvolvimento das capacidades psicomotoras fundamentais, exigidas pelos diferentes estádios de desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo que caracterizam este nível etário. Foram organizados com atividades lúdicas e expressivas, salvaguardando a importância do tempo como fator essencial da aprendizagem, em especial nos anos iniciais de ciclo, sendo consideradas como competências essenciais as perícias e manipulações, deslocamentos e equilíbrios.
Em relação ao 2.º e 3.º ciclos, as três áreas de extensão da disciplina foram vetores no desenvolvimento dos blocos, proporcionando a abordagem a diferentes atividades físicas e desportivas, atividades rítmicas expressivas e jogos tradicionais. No que respeita à área dos conhecimentos, foram considerados os processos de elevação e manutenção da aptidão física e a interpretação e participação nas estruturas e fenómenos sociais no seio das quais aquelas se realizam. Por fim, na área da aptidão física, pretendeu-se dar destaque à demonstração das capacidades físicas com referência ao programa FITescola®.
No ensino secundário visou-se um maior grau de especialização dos conteúdos. Deste modo, e em termos práticos, além da aptidão física, e sem descurar a área dos conhecimentos, foram abordadas diversas matérias e subáreas nomeadamente: jogos desportivos coletivos, ginástica, atletismo, atividades rítmicas expressivas, atividades de exploração da Natureza, jogos de raquetas, orientação, desportos de combate e natação.