Economia A
Economia A/Economia:
O estudo da Economia permite a aquisição de instrumentos fundamentais para entender a dimensão económica da realidade social, permitindo um melhor conhecimento e compreensão das sociedades contemporâneas, podendo assim contribuir para a formação do cidadão, educando para a cidadania, para a mudança e para o desenvolvimento. No sentido de uma aprendizagem da dimensão económica da realidade social foi utilizado um conjunto de metodologias que favorece, não só a aquisição de instrumentos para melhor compreensão das sociedades contemporâneas e dos seus problemas, mas também o desenvolvimento do espírito crítico e de abertura a diferentes perspetivas de análise da realidade económica.
No 10.º ano Economia A / Economia, 1.º ano de formação, as aprendizagens assentaram na clarificação do objeto de estudo da Ciência Económica, bem como na aquisição dos conceitos e instrumentos que permitam compreender a atividade económica, nomeadamente, o estudo do consumo, da produção de bens e de serviços, dos mercados, do processo de formação dos preços, da distribuição e utilização dos rendimentos.
Os conteúdos do 11.º ano Economia A / Economia, 2.º ano de formação refletiram a necessária atualização no que diz respeito à Contabilização da atividade económica, à Contabilização das relações económicas de um país com o resto do mundo, bem como os conteúdos relativos à União Europeia e à Área Euro.
Economia A/Área de Integração:
A disciplina de Economia A / Área de Integração tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de um conjunto de saberes provenientes das diversas áreas científicas e, simultaneamente, contribuir para uma melhor compreensão do mundo contemporâneo nas diferentes vertentes e uma preparação esclarecida para a inserção na vida social e no mercado de trabalho. A escolha dos temas-problema conforme a conceção dos blocos teve como objetivo o desenvolvimento nos jovens da capacidade de aquisição de competências permitindo a compreensão das sociedades contemporâneas, cada vez mais complexas, na conformidade de formar cidadãos informados, conscientes e intervenientes.
Neste sentido, no 10.º ano / 1.º ano de formação atribuiu-se particular enfoque ao presente e ao futuro da relação ser humano-natureza, a partir da observação de situações concretas, próximas da realidade do aluno, centrada na abordagem de uma utilização indiscriminada dos recursos naturais e da produção de desperdícios. Do mesmo modo, abordou-se o processo de construção da União Europeia, nas suas oportunidades/desafios.
Os conteúdos do 11.º ano / 2.º ano de formação refletiram o estudo do trabalho, enquadrando historicamente as suas mutações, problematizando sobre alguns modelos de organização do trabalho, bem como as consequências das novas tecnologias ao nível do trabalho e do emprego e o papel das organizações do trabalho.