Ciências Naturais e Cidadania/Biologia-Geologia
Hoje é amplamente reconhecido que o desenvolvimento social, económico e cultural de um país está ligado à literacia dos seus cidadãos e, em particular, à sua literacia científica (OECD/PISA, 2015). Assim, pretende-se que os alunos realizem aprendizagens significativas sobre os temas de ciências, que se reflitam na possibilidade, por exemplo, de utilizarem esse conhecimento em diferentes situações do dia a dia, em usá-lo para levantarem novas questões, e/ou para serem críticos face ao que observam.
A construção dos blocos pedagógicos temáticos de Ciências Naturais e Cidadania e de Biologia e Geologia, Biologia e Estudo do Movimento foi orientada pelos principais referenciais de ensino em vigor: Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e as Aprendizagens Essenciais correspondentes a cada nível de ensino, incluindo o dos cursos profissionais.
A disciplina de Ciências Naturais e Cidadania, do ensino básico, privilegiou a contextualização das aprendizagens e a sua integração na sociedade e na vida real, dando aos alunos a oportunidade de conhecer convidados das várias áreas da Ciência que partilharam o seu conhecimento e experiência, apresentando, assim, as potencialidades da Ciência e as suas aplicações tecnológicas na sociedade e alertando para a importância da adoção de comportamentos de cidadania ativa e justa, consentânea com um desenvolvimento sustentável.
Em alguns momentos foi possível desenvolver Domínios de Autonomia Curricular com outras disciplinas, como Português, Matemática e Educação Física.
Os blocos pedagógicos temáticos de Ciências Naturais e Cidadania relativos ao 2.º ciclo foram organizados de modo a garantir que todos os alunos, independentemente do ano de escolaridade, têm à sua disposição um conjunto de recursos de aprendizagem relacionados com os diversos temas da disciplina para que, de forma autónoma, possam consolidar conhecimentos e autoavaliar as suas aprendizagens. Além disso, estes recursos foram construídos de modo a permitir aos alunos a análise de situações problemáticas reais e atuais e, também, a contextualização dos diferentes temas abordados, sempre que possível. Também o ensino experimental, pilar fundamental desta disciplina, foi repensado de forma a chegar ao maior número de alunos possível. Assim, são propostos diferentes tipos de atividades práticas: por um lado, atividades que os alunos podem facilmente reproduzir em casa; por outro, a utilização de ferramentas digitais, como os simuladores virtuais, que permitem que os alunos tenham contacto, nas condições possíveis, com atividades experimentais, no mundo digital. No 3.º ciclo, pretendeu-se, com os blocos pedagógicos temáticos, desenvolver uma compreensão geral e abrangente dos conhecimentos, capacidades e atitudes fundamentais no domínio das Ciências da Terra e da Vida, de aspetos da evolução da Ciência, de procedimentos de investigação científica, assim como, promover a cidadania ativa, ao refletir sobre a ação do ser humano no planeta e o impacto da Ciência e da Tecnologia no ambiente e nos seres vivos. Os blocos integram diversos recursos pedagógicos, como: imagens, gráficos, animações, vídeos, entrevistas, atividades práticas, simuladores e referência a autores e personalidades nacionais e internacionais, de forma a despertar nos alunos a curiosidade acerca do mundo natural e o interesse pela Ciência. Propõem ainda a exploração de uma síntese, resumo ou mapa de conceitos, assim como a realização de desafios, reflexões, jogos, Quiz e dossiers pedagógicos, no final de cada bloco temático, de forma a permitir ao aluno a autorregulação das aprendizagens.
A disciplina de Biologia e Geologia, Biologia e Estudo do Movimento, do ensino secundário, é uma disciplina bienal que visa expandir conhecimentos e competências na formação científica. Nesta disciplina, os blocos pedagógicos temáticos foram construídos de modo a que as aprendizagens a realizar nos dois anos formem um percurso único, coerente, integrado e revisitado. Com estes recursos pretende-se promover a recuperação, o desenvolvimento e a consolidação das Aprendizagens Essenciais, estimulando o trabalho autónomo dos alunos, recorrendo, na apresentação dos blocos, a imagens, gráficos, animações, vídeos e atividades práticas, como também apresentando esquemas de sistematização e organização de conteúdos e sínteses. Ademais, em todos os blocos pedagógicos temáticos pretende-se que os alunos não só adquiram conceitos, teorias, leis e princípios no âmbito da Biologia e da Geologia, mas que desenvolvam as competências essenciais definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Neste âmbito são exemplo raciocínio e resolução de problemas, pensamento critico e pensamento criativo e autonomia, necessários para intervir de forma fundamentada e responsável em questões de natureza técnica e científica que se colocam à sociedade.
OECD/PISA (2015). PISA 2015 assessment and analytical framework science, reading, mathematic and financial literacy. Paris: OECD.