Alemão
O trabalho de lecionação da disciplina de Alemão, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2020/2021, foi organizado em três níveis de ensino: por um lado, o 3.º ciclo (agrupando 7.º, 8.º e 9.º anos); por outro, o 10.º ano e o 11.º ano, que se destinavam também aos formandos do 1.º e do 2.º ano dos Cursos Profissionais. Gerir didaticamente um nível que engloba os três anos do 3.º ciclo – ou seja, os três primeiros anos de aprendizagem de Alemão – revelou-se um desafio exigente para o qual houve que encontrar soluções adequadas. No Ensino Secundário, optou-se por destinar os blocos temáticos aos alunos de “Iniciação” após ter sido apurado que, no regime geral, a larga maioria dos estudantes de Alemão deste ciclo de ensino começava, no 10.º ano, a aprendizagem da língua e tendo em conta que este era o nível definido para os alunos dos Cursos Profissionais.
A planificação e a conceção dos blocos temáticos regeram-se pelos referenciais em vigor: Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, Aprendizagens Essenciais e Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Seguindo as Aprendizagens Essenciais do 3.º ciclo e do Ensino Secundário de Alemão, operacionalizaram-se de forma articulada as três grandes competências da disciplina: as competências comunicativa, intercultural e estratégica. No que respeita à primeira, sublinhe-se a preocupação de trabalhar, de forma articulada, os seis diferentes domínios identificados: compreensão oral e audiovisual, compreensão escrita, interação oral, interação escrita, produção oral e produção escrita. Tendo em conta que, no modelo de ensino-aprendizagem #EstudoEmCasa, o aluno não se encontra no contexto físico de lecionação e que não pode interagir diretamente com o docente ou com os colegas, os domínios de produção foram contemplados através de atividades que eram propostas em diferentes momentos. Por outro lado, no que respeita à competência intercultural, as temáticas tratadas nos três níveis de ensino – e que eram colhidas das Aprendizagens Essenciais e abordadas segundo as orientações da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania – associaram-se ao conhecimento de aspetos da cultura de língua alemã, mas permitiram também estabelecer relações interculturais com o mundo lusófono e com outras realidades. Por fim, a competência estratégica foi tratada quando se apresentaram propostas para levar os alunos a refletir sobre o seu processo de aprendizagem e sobre o uso da língua alemã.
Os blocos temáticos da disciplina de Alemão apresentam atividades e abordagens diversificadas de ensino-aprendizagem da língua. Procurou-se tirar partido dos meios tecnológicos que o modelo de lecionação do #EstudoEmCasa tem ao seu dispor com o intuito de motivar os alunos, de tornar as aprendizagens mais bem-sucedidas e de propor práticas inovadoras de ensino. Nesse sentido, foram utilizados conteúdos digitais e multimédia assim como plataformas com uma vocação didática, como, por exemplo, Kahoot, Wordwall, LearningApps e Lyricstraining. Os meios tecnológicos foram também fundamentais para encontrar soluções didáticas para ultrapassar alguns constrangimentos deste formato de lecionação.
Referências
ANQEP (2020), Aprendizagens Essenciais de Alemão – Cursos Profissionais, Lisboa, ANQEP.
DGE (2020-2021), “#EstudoEmCasa [2020/2021]”, in Direção-Geral da Educação, https://estudoemcasa.dge.mec.pt/ (consultado em 11.05.2021).
Martins, Guilherme d’Oliveira (coord.) (2017), Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa, Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação, http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf (consultado em 19.05.2021).
[MEC – Ministério de Educação e Ciência] (2018a), Aprendizagens Essenciais de Alemão, 9.º ano, Lisboa, Ministério da Educação https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/3_ciclo/alemao_3c_9a_ff.pdf (consultado em 26.06.2021).
[MEC – Ministério de Educação e Ciência] (2018b), Aprendizagens Essenciais de Alemão, 11.º ano, Lisboa, Ministério da Educação https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Aprendizagens_Essenciais/11_alemao_f_geral_inici.pdf (consultado em 26.06.2021).
Monteiro, Rosa (coord.) (2017), Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, s.l., s.e., http://dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos_Curriculares/Aprendizagens_Essenciais/estrategia_cidadania_original.pdf (consultado em 12.05.2021).