Escolas

Nesta página pode encontrar recursos, webinars, podcasts, vídeos e, brevemente, cursos online, que podem apoiar as escolas no processo de promoção do estudo autónomo dos alunos e da sua recuperação das aprendizagens. Para além deste espólio, também estão disponíveis os materiais das anteriores edições do projeto #EstudoEmCasa, organizados por componentes disciplinares com pequenas sequências de aprendizagem, e domínios de autonomia curricular (DAC).

A universalidade do acesso aos recursos do #EstudoEmCasa@ visa também apoiar as comunidades educativas, implicando uma articulação com o trabalho desenvolvido e a desenvolver pelos docentes, constituindo-se igualmente como uma orientação para o trabalho autónomo dos alunos do ensino básico e do ensino secundário, de cursos cientifico-humanísticos e de cursos profissionais.

Em breve, teremos um espaço onde poderá fazer parte de uma comunidade de aprendizagem virtual com outros professores, os seus alunos, escolas e demais parceiros.

Faça parte desta comunidade registando-se aqui.

Siga-nos também no Facebook, no Instagram, LinkedIn, Spotify e no Youtube.


 

Domínios de Autonomia Curricular (DAC)

A sociedade atual enfrenta, diariamente, novos desafios decorrentes da crescente globalização e desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, torna-se necessário “desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência). O desenvolvimento destas competências implica que a educação se torne cada vez mais inclusiva e promotora de aprendizagens significativas para todos os alunos, atendendo a contextos específicos e às suas diferentes necessidades. Pressupõe, também, “tempo para a sua consolidação e uma gestão integrada do conhecimento, valorizando os saberes disciplinares, mas também o trabalho interdisciplinar” (Decreto Lei 55-2018 de 6 de julho do Ministério da Educação e da Ciência).

Ver mais

Componente Curricular Ordenação descendente Descrição
Alemão O trabalho de lecionação da disciplina de Alemão, desenvolvido ao longo do ano letivo de 2020/2021, foi organizado em três níveis de ensino: por um lado, o 3.º ciclo (agrupando 7.º, 8.º e 9.º anos); por outro, o 10.º ano e o 11.º ano, que se destinavam também aos formandos do 1.º e do 2.º ano dos… (Ver mais)
Área de Integração A disciplina de Área de Integração agrupa a componente de formação sociocultural da matriz curricular dos Cursos Profissionais de nível 4 de qualificação, sendo comum aos cursos pertencentes ao Quadro Nacional de Qualificação (QNQ). Sendo o #EstudoEmCasa um projeto educativo que se pretende… (Ver mais)
Cidadania e Desenvolvimento Uma das missões da Escola – talvez a principal missão – consiste em formar indivíduos que integrem a sociedade de um modo harmonioso e com uma atitude construtiva. Essa mesma ideia está claramente inscrita no Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, quando se identifica singelamente o… (Ver mais)
Ciências Naturais e Cidadania/Biologia-Geologia Hoje é amplamente reconhecido que o desenvolvimento social, económico e cultural de um país está ligado à literacia dos seus cidadãos e, em particular, à sua literacia científica (OECD/PISA, 2015). Assim, pretende-se que os alunos realizem aprendizagens significativas sobre os temas de ciências,… (Ver mais)
Desenho A O Desenho é uma forma universal de conhecer e comunicar e contempla múltiplas vertentes do conhecimento, a partir das quais se exercitam as capacidades de observação, de análise, de síntese e de representação. As aprendizagens nesta área devem mobilizar conteúdos que criem condições de equilíbrio… (Ver mais)